REMOÇÃO DE PB(II), CU(II) E CD(II) DE MEIO AQUOSO USANDO ÓXIDO DE GRAFENO
Resumo
Os metais tóxicos têm ganhado cada vez mais destaque em pesquisas no mundo, pois causam graves danos ao meio ambiente, mesmo em baixas concentrações, prejudicando a saúde humana e o ecossistema em geral. O descarte indevido desses metais são a maior causa dessa poluição. A partir dessa problemática, a adsorção dos íons Pb²⁺, Cu²⁺ e Cd²⁺ a partir de uma solução aquosa multielementar por óxido de grafeno (GO) foi investigada. O óxido de grafeno (GO) é um material carbonáceo atóxico e sua superfície contém grupos oxigenados capazes de adsorver íons metálicos, tornando-se um material promissor tanto para fins ambientais quanto analíticos. O GO sintetizado a partir da oxidação de grafite via método de Hummer modificado foi caracterizado por difração de raios X (XRD) e espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). A síntese se mostrou eficaz visto que foi observado, através das técnicas, grupos oxigenados e uma estrutura não cristalina. Os experimentos de adsorção em batelada de recuperação dos metais tiveram eficiência de > 95% para Pb²⁺ e Cu²⁺ e > 75% para Cd²⁺. As isotermas de adsorção e a energia de Gibbs padrão estimada (ΔG °) sugerem uma adsorção em multicamadas de íons metálicos na superfície do GO e a captação preferencial de Pb²⁺. Os resultados indicam GO como um excelente adsorvente de metais tóxicos de soluções multielementares e um potencial removedor dessas espécies do ambiente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Joan Goncalves Pontes, F., Miranda Abreu Freire, J., Mayza de Morais França, A., Oliveira Moreira, Ícaro, & Longhinotti, E. (2021). REMOÇÃO DE PB(II), CU(II) E CD(II) DE MEIO AQUOSO USANDO ÓXIDO DE GRAFENO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1699. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74822
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.