SAZONALIDADE DA ATIVIDADE CAMBIAL DE CORDIA BICOLOR A.DC. EX DC. (CORDIACEAE).
Resumen
Em ambientes tropicais sazonalmente secos, a água é um recurso limitante para o crescimento secundário de plantas e para o ciclo de atividade primária e alocação de nutrientes. No domínio semiárido brasileiro a sazonalidade é marcada incluindo as áreas onde ocorre enclaves mais úmidos como os topos de serras. Para entender a efeito da disponibilidade hídrica sobre meritema secundário em espécies arbóreas ocorrentes nesses enclaves mais úmidos do domínio semiárido, utilizamos como modelo Cordia bicolor, espécie comum no Parque Nacional de Ubajara, região elevada no Ceará localizado na serra da Ibiapaba, Ubajara/CE. Propomos que os pulsos hídricos anuais afetam positivamente e a atividade cambial a baixa disponibilidade hídrica induz a dormência das células cambiais. Acompanhamos os períodos de atividade cambial por meio de coletas mensais de amostras do tronco de 33 indivíduos de C. bicolor ao longo de 11 meses. Desses indivíduos, amostras de 3 indivíduos foram coletadas mensalmente, fixadas em uma solução Karnosvisk, desidratadas em série etílica e incluídas em historesina, seccionadas em micrótomo e as secções (5 μm) coradas com safra-blau. As lâminas histológicas foram analisadas em microscópio LeicaDM 4000 com sistema de captura de imagens. Para realizar as análises, contamos o número de camadas de células da zona cambial nas amostras coletadas. A atividade cambial das árvores durou 6 meses. O maior número de camadas de células (8.9) ocorreu em fevereiro no meio da estação chuvosa e a redução iniciou quando a precipitação diminuiu chegando a 3 camadas de células. A sazonalidade da disponibilidade hídrica contribui para os ciclos de atividade e de dormência das células cambiais. Esses resultados corroboram com os estudos desenvolvidos com plantas de Florestas Tropicais ao redor do mundo, que mostram que a água é importante na reativação da atividade cambial e na manutenção das divisões celulares. A diminuição da água no período seco levou à dormência do câmbio.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Barros de Souza, C., Coelho de Souza, G., Lima da Silva, A., & Aparecida Soares, A. (2021). SAZONALIDADE DA ATIVIDADE CAMBIAL DE CORDIA BICOLOR A.DC. EX DC. (CORDIACEAE). Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1732. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74855
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.