SOCIABILIDADES, REPRESENTAÇÕES E DIREITO À MORADIA
Resumo
Na pesquisa Sociabilidades, representações e direito à moradia, tendo em vista a realização do Plano Integrado de Regularização Fundiário na ZEIS Poço da Draga, examinamos as potencialidades da população de adequação ao plano, priorizando as seguintes questões: percepções sobre o espaço público, percepções sobre o direito à moradia, relação entre o bairro e a cidade, conflitos potenciais vinculados à especulação imobiliária. Entendemos aqui os espaços públicos por sua dimensão de uso comum e posse coletiva em uma cidade marcada por desigualdades e segregação espacial, muito embora seja possível pensar nas inúmeras formas de inventar e praticar a cidade. Este projeto dá continuidade a investigações anteriores e aborda o tema da vida urbana em Fortaleza atentando agora para habitações populares não regularizadas que integram as Zonas Especiais de Proteção Social. O bairro pesquisado caracteriza-se por condensar uma história de conflitos e lutas pela preservação da moradia envolvendo diferentes atores sociais e políticos. Nosso objetivo era fazer um inventário descritivo de usos do Poço da Draga, verificar os mapas simbólicos locais, as formas de organização da população e a percepção da mesma sobre a atuação dos poderes públicos. Para isso, realizamos entrevistas, oficinas, pesquisas de campo, aplicando questionários, e pesquisas de materiais bibliográficas disponíveis sobre o bairro e como conclusão conseguimos confirmar nossas hipóteses iniciais de que as formas de moradia irregulares comportam conflitos entre poderes públicos e moradores preocupados com valorização da terra e dificuldade de organização pela permanência na área e de que as modalidades de organização existentes no bairro visam o fortalecimento de moradores tendo em vista o enfrentamento de propostas de remoção com indenização de baixo custo. Além disso, conseguimos captar os diversos conflitos existentes, seja entre moradores, entre os moradores e o poder público ou entre moradores e especuladores.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Alves de Lima, J., Gonçalves e Costa, N., & Alencar Firmo Barreira, I. (2021). SOCIABILIDADES, REPRESENTAÇÕES E DIREITO À MORADIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1751. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74874
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.