SÍNTESE DE PRÓ-FÁRMACOS À BASE DE GOMA DO CAJUEIRO CARBOXIMETILADA E DOXORRUBICINA
Resumo
Pró-fármacos poliméricos obtidos a partir da conjugação polissacarídeo-fármaco são uma estratégia promissora para a administração de fármacos anticancerígenos no local alvo (células cancerígenas), devido ao microambiente ácido em células e tecidos tumorais. O presente trabalho propôs a síntese de pró-fármacos a partir da goma do cajueiro carboximetilada e da doxorrubicina via química de carbodiimidas. Os pró-fármacos sintetizados foram caracterizados por espectroscopia na região do infravermelho, ressonância magnética nuclear e cromatografia de permeação em gel. A eficácia da síntese dos pró-fármacos foi determinada por espectroscopia UV-vis. A carga de fármaco ligado e a eficiência de fármaco ligado foram de 10% (m/m) e 74% (m/m), respectivamente. Os pró-fármacos apresentaram capacidade de auto-organização em meio aquoso com concentração de associação crítica inferior a 100 µg/mL. As nanopartículas de pró-fármacos foram obtidas pelo método ultrassônico em tampão fosfato e/ou água destilada e foram caracterizadas por espalhamento dinâmico de luz. A distribuição de tamanho das nanopartículas foi unimodal, o diâmetro hidrodinâmico foi de 240 nm e o potencial zeta negativo (-26 mV) devido os grupos ácidos da goma do cajueiro carboximetilada. As nanopartículas de pró- fármacos apresentaram perfil de liberação pH-responsivo, com a liberação máxima de doxorrubicina em 72 h de 36% (m/m) em pH 7,4 e de 57% (m/m) em pH 5,0. Agradecemos ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC/CNPq).Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lucas da Silva Leonardo, A., Ribeiro, I. da S., & Celia Monteiro de Paula, R. (2021). SÍNTESE DE PRÓ-FÁRMACOS À BASE DE GOMA DO CAJUEIRO CARBOXIMETILADA E DOXORRUBICINA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1762. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74885
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.