USO DE PEPTÍDEOS DE ORIGEM VEGETAL NO COMBATE A INFECÇÕES CAUSADAS PELO FUNGO PENICILLIUM DIGITATUM
Resumo
A contaminação fúngica é um dos principais e mais agravantes motivos da deterioração dos alimentos, afetando diretamente a segurança alimentar e o mercado de alimentos. Dentre os fungos mais relatados, o Penicillium digitatum é um dos principais causadores desse problema. Assim, a atividade in vitro e in vivo de oito peptídeos vegetais foi avaliada contra P. digitatum, como uma alternativa aos antifúngicos sintéticos. Todos os peptídeos testados demonstraram capacidade de inibir o crescimento de tal fungo. Além disso, os ensaios de microscopia de força atômica e fluorescência revelaram que todos os peptídeos atuaram sobre a membrana fúngica, levando a formação de poros, promovendo assim o extravasamento de conteúdo interno e morte celular. Também foi observado que os peptídeos induziram altos níveis de espécies reativas de oxigênio, também conhecidas como ROS, nos esporos. Curiosamente, nos ensaios in vivo, apenas três peptídeos (PepGAT, PepKAA e Mo-CBP3-PepI) controlam efetivamente a colonização de P. digitatum em frutas de laranja, sob uma concentração (50 µg mL-1), 20 vezes mais baixa do que o conservante alimentar comercial (propionato de sódio). Pelo exposto, entre os oito peptídeos testados, os peptídeos PepGAT, PepKAA e Mo-CBP3-PepI apresentaram alto potencial biotecnológico como novos conservantes alimentares ativos para controlar a infecção de P. digitatum em frutas de laranja.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Azevedo Castelo Branco, L., Filho Noronha de Souza, P., Gomes Lima, P., Bezerra, L. de P., Araripe dos Santos Neto, N., & Diniz Teixeira de Freitas, C. (2021). USO DE PEPTÍDEOS DE ORIGEM VEGETAL NO COMBATE A INFECÇÕES CAUSADAS PELO FUNGO PENICILLIUM DIGITATUM. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1823. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74946
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.