VULNERABILIDADES AO HIV DA POPULAÇÃO LGBT E MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA: ANÁLISE QUALITATIVA
Resumo
Introdução: A vulnerabilidade evidencia possíveis fatores de adoecimento, de não adoecimento e as formas de enfrentá-lo. Assim, percebeu-se que a compreensão das vulnerabilidades de mulheres e da população LGBT em situação de rua ao HIV, torna-se relevante por seus resultados oferecerem subsídios e estratégias aos profissionais de saúde, aos usuários e à gestão do SUS para prevenção e controle do HIV nessa população. Objetivo: Analisar as vulnerabilidades pessoais, sociais e programáticas para o HIV de mulheres e da população LGBT em situação de rua. Metodologia: Estudo qualitativo com abordagem etnográfica. O recrutamento da amostra aconteceu no refeitório social, equipamento de assistência social na cidade de Fortaleza - Ceará. Os dados qualitativos coletados são relacionados às percepções de risco e significados atribuídos ao HIV e a vivência da situação de rua. A análise dos dados qualitativos se deu a partir da análise de conteúdo de diário de campo realizado pelos pesquisadores. O projeto foi aprovado sob o com o parecer de nº 3.921.161. Resultados: Participaram da pesquisa 6 mulheres cisgênero e 2 mulheres transgênero. que faziam uso do espaço do refeitório social. De acordo com as falas das participantes, o contexto do uso de drogas e violência na rua (abuso moral e sexual) foram os termos mais elencados. Portanto, essas questões são significativas e permeiam a população feminina em situação de rua, influenciando a procura e o acesso aos serviços de saúde, impactando a situação de saúde e perpertuando riscos às infecções sexualmente transmissíveis, incluindo HIV/aids. Conclusão: As mulheres apresentam diversas vulnerabilidades no contexto individual, social e programático, demonstrando a necessidade de intervenções contínuas, com vistas à identificação de vulnerabilidades e possibilidade de interferir em fatores condicionantes e determinantes de saúde.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Mendes Siqueira, C., Caetano Rodrigues, V., Cunha Alves de Freitas, V., & Karina Bezerra Pinheiro, A. (2021). VULNERABILIDADES AO HIV DA POPULAÇÃO LGBT E MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA: ANÁLISE QUALITATIVA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1863. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74986
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.