O ESTUDO E ENSINO DO BIM ALINHADO A LÓGICA DE PROJETO, FOCANDO EM UMA MODELAGEM POR OBJETIVOS.

Autores

  • Karolynne Martins da Nobrega
  • Aime da Silva Amaral
  • Daniel Cardoso
  • Daniel Ribeiro Cardoso

Resumo

O presente trabalho desenvolvido na disciplina de DAAC ( desenho arquitetônico auxiliado pelo computador) tem por objetivo levantar discussões e aprendizagem quanto a metodologia BIM dentro da lógica de projetos dentro da arquitetura, não atrelado necessariamente a um programa específico, como o archicad ou revit, mas sim a lógica de processos do BIM. Dessa forma, é necessário primeiro entender as potencialidades do uso do BIM na Arquitetura. Para entender melhor é preciso voltar ao conceito do BIM (Building Information Modeling), esse acrônimo foi instalado pelo NIBS como “representação digital das características físicas e funcionais de um objeto”. Assim o BIM não é apenas uma ferramenta, mas sim uma metodologia operacional, um processo de digitalização da construção, baseada em um ciclo de projeto, realização, gerenciamento, manutenção, demolição. Independente da ferramenta usada, os elementos irão conter informações, assim como diferentes visualizações e níveis de representação gráfica, para se adaptar às necessidades do uso. Trazendo para o dia a dia de projetos e obras, um mesmo modelo precisa passar por diferentes profissionais, como arquitetos, engenheiros, construtoras, bombeiros e até os administradores do local.Por isso, nasceu a necessidade, de um formato que permitisse a transmissão em diferentes software, sem a perda de informações, resumindo que permitisse uma plena interoperabilidade, esse é o objetivo do IFC. Dentro do contexto da disciplina, usamos o archicad como ferramenta principal, para o desenvolvimento do primeiro ciclo do bim,junto às duas turmas, da concepção até a representação gráfica de estudo preliminar, focando em uma modelagem por objetivos, ao final da disciplina foi feito uma integração com a turma de smc (sistema de materiais da construção). Por fim, os produtos finais realizados pelos alunos, serviram de reflexão e avaliação quanto ao uso do BIM, em diferentes níveis de representação e detalhamento da construção.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação à Docência