O ESTUDO PRÁTICO DO APARELHO BUCAL DOS INSETOS EM FORMATO REMOTO DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA
Resumo
O estudo do aparelho bucal dos insetos é importante para a formação do Engenheiro Agrônomo pois esse conhecimento permite, através da percepção do tipo de dano causado nas plantas, detectar a presença de insetos e a partir daí identificar se estes se constituem pragas ou não, naquelas culturas, dependendo da intensidade. Em decorrência da pandemia, uma das atividades práticas da disciplina AC0476-Princípios de Entomologia Agrícola, a qual seja a dissecação do aparelho bucal mastigador dos insetos, deixou de ser realizada no Laboratório Didático de Entomologia pela impossibilidade de implementação de medidas de distanciamento social no controle da Pandemia de Covid19. O objetivo desse trabalho é relatar como houve a adaptação metodológica para a concretização dessa experiência. Assim, visando manter a qualidade do ensino e cumprir com o conteúdo programático, além de avaliar a probabilidade de execução dessa prática pelos estudantes em suas respectivas residências, foi ministrada uma aula via Google Meet utilizando-se como equipamento auxiliar um microscópio USB. Nessa aula, ensinou-se como remover as peças do aparelho bucal de um gafanhoto e a maneira correta de preparar a montagem dessas partes em uma lâmina de microscopia improvisada, nessa ocasião, com papel cartão. Observou-se que, em relação aos recursos necessários e os utilizados para a atividade, considerou-se satisfatório pois houve a chance de substituir o gafanhoto por barata, manusear as peças com pinças de sobrancelhas, na ausência de pinça cirúrgica, usar lâminas de barbear como estiletes, esmalte incolor como cola e assim realizar a prática de forma remota e segura durante o período pandêmico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.