PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O MÉTODO DE ENSINO HÍBRIDO APLICADO À DISCIPLINA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA

Autores

  • Leticia Pastuszka de Paz Araujo
  • Thaís Colares Silva
  • Pedro Braga Neto

Resumo

Introdução: Buscando se adaptar ao cenário atual, a disciplina de neurologia e neurocirurgia do curso de Medicina da UFC adotou um modelo de ensino híbrido baseado em aulas teóricas assíncronas disponibilizadas na plataforma do Google Classroom, encontros síncronos para resolução de casos clínicos e aulas práticas presenciais. Esse método permite incorporar as aulas práticas ao conceito de sala de aula invertida, proporcionando uma abordagem mais dinâmica e focada nas necessidades práticas. Objetivo: Avaliar a percepção dos alunos sobre o método de ensino híbrido na Disciplina de Neurologia e Neurocirurgia no 1º semestre de 2021. Métodos: Foi aplicado um formulário digital anônimo para os alunos que cursaram a disciplina acerca da experiência com o ensino híbrido. Resultados: 18 alunos responderam ao questionário. 66,7% dos alunos preferem o método híbrido (aulas teóricas online + práticas presenciais) ao método tradicional. 33,3% preferem aulas teóricas assíncronas + resoluções de casos clínicos síncronas; 33,3% apenas aulas teóricas assíncronas; 22,2% aulas teóricas assíncronas + aulas "tira-dúvidas" síncronas e 11,1% apenas aulas teóricas síncronas. Entre as vantagens do ensino híbrido predominaram maior flexibilidade (100%) e maior autonomia (66,7%) e entre as desvantagens predominaram a dificuldade em manter a concentração durante as aulas (77,8%) e dificuldade de acesso aos recursos tecnológicos necessários (33,3%). Conclusão: É notável a preferência pelo ensino híbrido, mostrando sua relevância independente da necessidade de distanciamento social. A preferência por uma combinação entre aulas síncronas e assíncronas ainda é heterogênea e mais pesquisas são necessárias para a escolha de um método que atenda a maioria dos alunos. Por fim, dificuldades inerentes ao EAD ainda estão presentes, e novas soluções devem ser o foco dos futuros esforços para o aperfeiçoamento do ensino híbrido como ferramenta de escolha no ensino médico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Iniciação à Docência