A ADAPTAÇÃO DAS ATIVIDADES ESPORTIVAS PARA O MEIO ON-LINE NO PERÍODO DE PANDEMIA
Resumo
O período de lockdown e de distanciamento social devido à pandemia do coronavírus levou a mudanças na forma de funcionamento da Atlética de Medicina da Universidade Federal do Ceará, a qual tem como principal atividade a promoção de saúde - física e mental - através dos esportes. Nesse contexto, a adaptação da Gestão ocorreu com o intuito de encontrar meios que despertassem o interesse de estudantes na participação de atividades que não teriam a mesma dinâmica do período anterior à pandemia, mas que visariam os mesmos objetivos. O objetivo da ação é a adaptação de ações para o meio on-line buscando incentivar os discentes a participarem dos jogos, promover integração entre os alunos e as turmas - principalmente entre aquelas que tiveram ingresso na Universidade apenas na modalidade de ensino à distância e ainda não tiveram contato com o campus - além de manter o sentimento de pertencimento à Atlética e à Universidade. Como metodologias foram realizados jogos eletrônicos tanto de forma lúdica quanto de forma competitiva. Os jogos utilizados foram Among Us, FIFA, Freefire, Gartic, League of Legends, poker e xadrez on-line e foram divulgados por meio das redes sociais da Atlética. Os jogos foram realizados no período da noite ao longo de uma semana durante o período de férias. Como resultados foi obtida uma média de 15 inscrições por turma cada, totalizando cerca de 150 inscritos, variando entre as modalidades. Consideramos que apesar das dificuldades em engajar os alunos sem os treinos das modalidades presenciais, o objetivo final de promover integração entre as turmas e de incentivar o sentimento de pertencimento foi alcançado. Além disso, os jogos eletrônicos deram uma demonstração do sentimento despertado por uma competição, provocando a vontade de retornar às quadras para representar a Atlética à nível estadual e regional.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.