A CONSTRUÇÃO DE UM LIVRO-JOGO COMO FERRAMENTA QUE AUXILIA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Autores

  • Maria do Socorro Oliveira Da Silva
  • Juscileide Braga de Castro

Resumo

Devido a pandemia causada pelo Coronavírus, as aulas da Faculdade de Educação foram ofertadas por meio do Ensino Remoto Emergencial. Como forma de se adequar ao Plano Participar e Incluir da FACED/UFC, a disciplina de Ensino de Matemática passou a se organizar em 5 trilhas de aprendizagens, tendo como trabalho final uma catarse envolvendo a proposta de uma aula intradisciplinar - abrangendo pelo menos duas trilhas - e interdisciplinar - trabalhando outras áreas do conhecimento como Ciências, Língua Portuguesa, dentre outras. Este resumo tem como objetivo apresentar o produto didático ́ produzido durante o semestre 2021.2. Dessa forma, foi desenvolvido o projeto de um livro-jogo que explora conceitos de Literatura Infantil e Matemática, tendo como características, o estímulo à imaginação e à fantasia, através da construção de jogos e histórias em versos num contexto lúdico, como ferramenta que auxilia no processo de ensino e de aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental dos anos iniciais no âmbito remoto. Para a realização da atividade, utilizamos o livro poemas problemas de Renata Bueno, Editora do Brasil, 2015, um material integrante do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e é usado no ensino da Matemática nas escolas públicas. Outrossim, a confecção do jogo foi feita na plataforma do Canva, onde o recurso didático pode ser acessado de forma online, sendo composto por 6 (seis) poemas e 6 (seis) jogos, que foram elaborados no simulacro do Wondwall, buscando explorar Geometria, algoritmos, números naturais e racionais, bem como, interpretação oral de poemas e rimas. Assim, aplicar elementos comuns dos jogos em situações educacionais, servem para unir tecnologia e teoria de forma eficaz e interessante, tornando o aprendiz autônomo e crítico quanto às suas escolhas. Por fim, espera-se que ao utilizar o livro-jogo, os alunos tenham acesso a várias áreas do conhecimento, fazendo-se mais participativos e interessados nos temas a cada avanço que tenham.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Experiências Estudantis