A CORRELAÇÃO ENTRE TEMPO DE PRÁTICA E A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DAS PRINCIPAIS CAPACIDADES FÍSICAS PRESENTES NO DESEMPENHO DO HANDEBOL EM PRATICANTES MASCULINOS DA EQUIPE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)
Resumo
O handebol é uma modalidade desportiva coletiva de grande amplitude física, pois traz em sua prática uma intensa exigência das mais diversas capacidades físicas dos atletas, decorrente principalmente da grande quantidade de movimentações ligadas às interações com a bola e um alto número de contatos físicos entre os jogadores. O objetivo desse trabalho é correlacionar o tempo de prática com o conhecimento e compreensão dos atletas de handebol masculino da UFC, a respeito da importância das principais capacidades físicas presentes na modalidade. Como metodologia foi realizada uma análise quali-quantitativa com base nas respostas coletadas a partir de um questionário eletrônico disponibilizado ao elenco de 2021. A amostra teve um total de 15 participantes, com idade entre 18 e 33 anos e que participaram voluntariamente. Foram realizadas perguntas com a intenção de conhecer, principalmente, o tempo de prática durante toda a vida dos atletas e seu julgamento entre muito importante, importante e sem importância sobre as principais capacidades físicas presentes ou não no desempenho da modalidade, como força, velocidade, resistência, ritmo, flexibilidade, coordenação e equilíbrio. Como primeiro dado encontrado identificamos que, 13 dos participantes julgaram conhecer as capacidades físicas presentes no handebol, contudo, apenas 3 desses obtiveram um elevado número de acertos nas respostas e consequentemente um baixo número de imprecisões. Já como segundo dado, percebemos que os 2 participantes com maior tempo de prática obtiveram os melhores índices de respostas, entretanto, 1 dos participantes com um tempo de prática bem mais baixo obteve índice de respostas idêntico. Concluímos que a correlação tempo de prática e conhecimento acerca das capacidades físicas não é algo diretamente proporcional. Acreditamos que outros fatores, internos e externos, possam influenciar nesse entendimento, logo, são necessários mais estudos para um maior aprofundamento do tema.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.