A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA BOLSA DE INCENTIVO AO DESPORTO PARA OS ATLETAS BOLSISTAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Resumo
A Constituição Federal de 1988 (CF/88), em seu Artigo 217, determina que “É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um”. Desta forma, é responsabilidade do Estado estimular o esporte como direito e aspecto importante para a construção da cidadania e desenvolvimento humano, bem como promover ações, diretas ou indiretas, que venham a garantir este direito. Em consonância com o ordenamento jurídico, foi criado, em 2010, o Programa Bolsa de Incentivo ao Desporto na Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem como objetivo melhorar as condições de permanência de alunos atletas na Universidade durante a trajetória acadêmica e incentivá-los a incrementar seu desempenho desportivo, mediante atuação em atividades relativas à gestão e ao rendimento desportivo. Sabendo que o esporte é um fenômeno sociocultural e que se consolidou como objeto de estudos de políticas sociais, o objetivo dessa pesquisa visa analisar o perfil socioeconômico dos atletas bolsistas do Programa Bolsa de Incentivo ao Desporto, investigar a importância deste na vida dos mesmos e determinar a relevância do programa para a manutenção dos atletas bolsistas no esporte e na universidade, abordando também sua importância no período que compreendeu a pandemia. Para isso, será divulgado através de plataformas digitais entre as equipes do Desporto, um questionário objetivo semiestruturado, usado como instrumento de coleta de dados, com a finalidade de traçar o perfil socioeconômico da amostra. Após a coleta, que se dará através da plataforma Google, durante os meses de setembro e outubro de 2021, espera-se que essa pesquisa mostre o grau de importância do programa na vida dos atletas bolsistas da UFC.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.