A POSIÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE FORTALEZA FACE ÀS IDEIAS DO PROJETO “ESCOLA SEM PARTIDO”
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o posicionamento de professores do ensino médio da cidade de Fortaleza diante as ideias que fundamentam o projeto de lei 246/2019 que institui o "Programa Escola sem Partido". Tal projeto de lei é baseado nas propostas do movimento “Escola sem Partido”, criado em 2004 pelo advogado Miguel Nagib. Colocando-se de forma contrária ao que chama de “doutrinação ideológica” a organização de Nagib ganhou adeptos em todo o Brasil e viu a sua popularidade aumentar com a apresentação de dezenas de projetos de lei, norteados pelas ideias do movimento, em diversas casas legislativas, inclusive no Congresso Nacional. O suporte teórico para alcançar o objetivo foi delineado a partir das ideias de Minayo (1994), que versa sobre a pesquisa do tipo qualitativa. Neste tipo de investigação o pesquisador busca compreender o fenômeno em estudo partindo do ponto de vista dos sujeitos nele envolvidos. Os dados coletados são analisados de modo que se entenda a natureza do fenômeno. Sendo uma pesquisa do tipo qualitativa, para a construção dos dados utilizou-se uma análise temática por meio de um questionário aberto, enviado para 5 professores de escolas das redes pública e privada. Após a análise das respostas dos educadores estas foram agrupadas em 5 categorias onde avaliou-se como os professores compreendem as influências das ideias que sustentam o “Programa Escola sem Partido”. Estas cinco categorias são as seguintes: 1) a avaliação subjetiva do professor na relação do Escola Sem Partido com o seu fazer docente; 2) a ligação do projeto com a formação dos alunos; 3) as possibilidades de execução pedagógica do projeto “Escola sem Partido”; 4) a questão da família-aluno e as gravações de aulas e 5) as influências do projeto sobre a comunidade escolar. Ao fim da pesquisa concluiu-se que os professores sentem os impactos das ideias do projeto, sendo que nem todos os educadores se opõem completamente ao mesmo.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.