ACESSIBILIDADE E PERCEPÇÃO ÀS ATIVIDADES REMOTAS NA VOZ DOS ALUNOS/ATLETAS DE HANDEBOL MASCULINO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19.
Resumo
Durante o período de isolamento social no período de fevereiro a maio de 2021 devido à pandemia de COVID-19, houve necessidade de se procurar alternativas para manutenção das atividades de diversos setores, inclusive do desporto universitário da UFC. Essa questão é motivo do levantamento do informações desta pesquisa, direcionada ao público em geral, de nível exploratório/explicativo acerca dos atletas de handebol masculino que estiveram presentes no período remoto das atividades em 2021. O objetivo é coletar dados a respeito da participação às atividades online dos alunos/atletas de handebol masculino da Universidade Federal do Ceará (UFC) do campus Fortaleza, bem como suas percepções sobre estas atividades para amostragem. A metodologia consiste em um questionário indireto de 10 questões elaborado na plataforma do Google formulários, que comtempla perguntas acerca das atividades no modo online voltadas aos alunos/atletas que participaram, ainda no ano de 2021. Como aferido, dos 8 participantes da pesquisa, 50% praticava as atividades com conectividade Wireless (Wi-fi) de fibra ótica, o que confere melhor poder de processamento e velocidade da internet e, consequentemente ajudou a prática dos exercícios propostos. Por outro lado, em relação ao ambiente, verificou-se que os alunos/atletas, em sua maioria, obtiveram dificuldade de nível mediano na execução dos movimentos requeridos, se devendo ao local reduzido em que as práticas ocorriam, principalmente. Outros fatores como a disponibilidade de espaço para treino e interferências internas e/ou externas puderam ser observadas como entraves para as devidas práticas. Assim, esses e outros, conferiram satisfação mediana para as atividades em geral no contexto da pandemia.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.