ACESSIBILIDADE EM EDIFÍCIOS PÚBLICOS: ESTUDO DE CASO – ESCADA DE ACESSO AO CAMPUS DO PICI - UFC

Autores

  • Clara Ferreira Maciel
  • Antonia Lidiane de Sousa Leitao

Resumo

A acessibilidade trata-se de um mecanismo que visa garantir a autonomia e a eliminação das barreiras e consequentemente promover a inclusão. A temática se refere à inclusão com autonomia e sobretudo segurança. Nesse sentido, as escadas, em espaços abertos ou nas edificações, fazem parte de rotas acessíveis, por isso, devem apresentar condições mínimas de conforto e segurança. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo contribuir com o debate sobre o processo de adequação de prédios públicos a partir da análise de uma escada, por meio dos normativos vigentes. A escadaria analisada dá acesso ao Campus do Pici pela Av. Mister Hull, a entrada restrita possui um alto fluxo diário de pedestres. Verificou-se que a escada não atende ao padrão estabelecido para o dimensionamento de degraus, além de variar em toda a sua extensão. Constatou-se que o último degrau do pavimento inferior não apresenta a distância de 30 cm da circulação, além de desnivelamentos nas superfícies dos pisos e deterioração nas suas extremidades, ausência de rampa de acesso para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, de sinalização de cor contrastante junto às bordas dos degraus e sinalização de entrada e de pisos táteis de direção e de obstáculos. A escada atende à largura mínima exigida na legislação aplicável e possui corrimão em ambos os lados, porém a altura destes não se mantém no percurso da escada, apresentando variação entre 0,94 m a 1,03 m. De modo geral, pode-se concluir que a escada necessita de adequações visando as dimensões e condições corretas de uma escada confortável, segura e eficiente, salienta-se a necessidade em contemplar os normativos que versam sobre acessibilidade, reduzindo assim a possibilidade de ocorrências de acidentes e contribuindo para uma saída segura em qualquer condição, inclusive em situações de emergência.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Experiências Estudantis