CAPACITAÇÃO DE INTERAÇÕES ENTRE PLANTAS MEDICINAIS E FÁRMACOS PARA O PET-FARMÁCIA/UFC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A Liga Acadêmica de Fitoterapia da Universidade Federal do Ceará (LAFITO-UFC) tem como atribuição a capacitação de outras entidades acadêmicas em plantas medicinais, dentre outras. Estas palestras abordam diversos temas, incluindo a interação de plantas medicinais com medicamentos, que muitas vezes passam despercebidas por falta de conhecimento acerca dos mecanismos de ação de muitos produtos fitoterápicos. Desta forma, este relato objetiva reportar a experiência de membros da Liga ao ministrar as capacitações sobre o tema mencionado para a equipe do Programa de Educação Tutorial - PET do curso de farmácia da UFC. As pesquisas sobre as plantas medicinais foram feitas em bases de dados como o Scielo e o PubMeb, além de documentos oficiais da Anvisa e do repositório da Universidade Federal do Ceará. A apresentação se deu por meio de três reuniões síncronas, em três semanas seguidas, com um total de onze plantas e medicamentos que podem interagir divididos entre os encontros. Ao final das reuniões, foi passado um formulário online para avaliação de satisfação dos participantes. Segundo os resultados obtidos pelos formulários, dos 11 participantes, 10 (90,9%) relataram que a fitoterapia é muito relevante na sua formação acadêmica, e mencionando níveis baixo (45,5%) e médio (45,5%) de conhecimento acerca de interações medicamentosas e plantas medicinais antes da capacitação. Além disso, 7 (63,6%) afirmaram que já haviam identificado algum tipo de interação entre plantas e medicamentos. Conclui-se, então, a partir dos resultados obtidos, que os conhecimentos científicos acerca de fitoterapia ainda se encontra baixo, de forma que se faz necessário o continuamento de capacitações da Liga que levem o conhecimento técnico e científico para os futuros profissionais farmacêuticos e para a população em geral, buscando reduzir os possíveis problemas que podem decorrer da interação indesejada entre medicamentos e plantas medicinais.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.