CAPACITAÇÃO EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR PARA ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores

  • Ana Sarah Laurindo Pinto
  • Camila Freitas Andrade
  • Soraya Alves Marreiro
  • Geisiane Câmara dos Santos
  • Ana Thereza Carvalho Pontes
  • Rogerio Pinto Giesta

Resumo

Introdução: A Reanimação Cardiopulmonar (RCP) pode ser definida como o conjunto de manobras realizadas com o objetivo de manter a vítima de parada cardiorrespiratória (PCR) viva até a chegada de uma unidade de transporte especializada. O atendimento imediato é fundamental para o paciente em PCR. Objetivo: Relatar experiência sobre a realização de uma aula teórico-prática sobre RCP para acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, referente a capacitação de 20 acadêmicos de enfermagem da disciplina de Atendimento Pré-hospitalar em Reanimação Cardiopulmonar, realizada pelos integrantes do Núcleo de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar (NUEMPH). A explicação do conteúdo foi ministrada de forma teórica, em seguida os alunos foram divididos em grupos para a realização das estações práticas de simulação realística. Resultados: Os alunos foram divididos em grupos de 10 por vez. Inicialmente, uma abordagem teórica foi realizada, recapitulando os conceitos que já haviam sido apresentados em aula. Posteriormente, os alunos foram direcionados para os manequins de simulação realística. Estes contam com dispositivo de feedback, que permitem a mensuração da qualidade da RCP durante sua realização, e, consequentemente, a correção de condutas inadequadas durante a ação. Conclusão Foi relatado pelos estudantes a necessidade da prática desses conteúdos de APH aliada ao ensino teórico, tanto para fixação do conteúdo, quanto para segurança de fazê-los corretamente em situações de emergência. Os momentos práticos favoreceram a troca de conhecimentos entre alunos e instrutores, permitindo o ensino e a adaptação de condutas universais em RCP, além do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades em comunicação por parte dos integrantes do NUEMPH.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Experiências Estudantis