CAPACITAÇÃO EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR PARA ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM
Resumo
Introdução: A Reanimação Cardiopulmonar (RCP) pode ser definida como o conjunto de manobras realizadas com o objetivo de manter a vítima de parada cardiorrespiratória (PCR) viva até a chegada de uma unidade de transporte especializada. O atendimento imediato é fundamental para o paciente em PCR. Objetivo: Relatar experiência sobre a realização de uma aula teórico-prática sobre RCP para acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, referente a capacitação de 20 acadêmicos de enfermagem da disciplina de Atendimento Pré-hospitalar em Reanimação Cardiopulmonar, realizada pelos integrantes do Núcleo de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar (NUEMPH). A explicação do conteúdo foi ministrada de forma teórica, em seguida os alunos foram divididos em grupos para a realização das estações práticas de simulação realística. Resultados: Os alunos foram divididos em grupos de 10 por vez. Inicialmente, uma abordagem teórica foi realizada, recapitulando os conceitos que já haviam sido apresentados em aula. Posteriormente, os alunos foram direcionados para os manequins de simulação realística. Estes contam com dispositivo de feedback, que permitem a mensuração da qualidade da RCP durante sua realização, e, consequentemente, a correção de condutas inadequadas durante a ação. Conclusão Foi relatado pelos estudantes a necessidade da prática desses conteúdos de APH aliada ao ensino teórico, tanto para fixação do conteúdo, quanto para segurança de fazê-los corretamente em situações de emergência. Os momentos práticos favoreceram a troca de conhecimentos entre alunos e instrutores, permitindo o ensino e a adaptação de condutas universais em RCP, além do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades em comunicação por parte dos integrantes do NUEMPH.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.