CAPACITAÇÃO SOBRE O USO DE PLANTAS MEDICINAIS E SUAS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS PARA A EQUIPE DO GPUIM-UFC: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: Segundo a Organização Mundial de Saúde cerca de 80% da população mundial faz uso de produtos naturais para combater doenças como pressão alta e diabetes. Apesar das plantas medicinais serem utilizadas como fonte alternativa de cuidado, grande parte dos usuários desconhecem informações como suas possíveis interações medicamentosas, o que pode oferecer riscos à eficácia do tratamento e à segurança do paciente. Objetivo: Relatar a experiência de membros da Liga Acadêmica de Fitoterapia da UFC (LAFITO – UFC) durante a realização da capacitação sobre o uso de plantas medicinais e suas interações medicamentosas para a equipe do Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos da UFC (GPUIM – UFC). Metodologia: Para realizar a capacitação foram preparados slides, cujo conteúdo foi advindo de livros e artigos selecionados de bases de dados como Pubmed e LILACS. Os slides apresentavam informações como: nome científico, características físicas, principais classes químicas, ações farmacológicas, toxicidade e interações medicamentosas de plantas como Alho, Babosa, Camomila, dentre outras. A capacitação foi realizada em dois dias, sendo abordadas 5 plantas em cada dia. Por fim, visando um maior envolvimento dos ouvintes foi realizada uma roda de conversa sobre o tema. Resultados: Percebeu-se pelo feedback dos ouvintes que apesar dos integrantes do GPUIM – UFC serem acadêmicos de farmácia, que possuem disciplinas voltadas para a área na grade curricular, como farmacognosia; poucos relataram conhecimentos sobre informações como as interações medicamentosas, sobretudo, seus mecanismos. Assim, nota-se a importância de capacitações como essa para complementar a formação de futuros farmacêuticos. Conclusão: Com isso, é importante continuar realizando capacitações com a equipe do GPUIM, pois eles também vão disseminar esse conhecimento para a população e para a comunidade acadêmica, tendo em vista que esse aprendizado é necessário para uma farmacoterapia bem-sucedida.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.