CAÇA-PALAVRAS COMO ESTRATÉGIA EDUCACIONAL EM UMA REDE SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
As atividades lúdicas possibilitam a assimilação de diversos conteúdos de forma rápida e dinâmica, por meio da promoção do engajamento em atividades que despertem a curiosidade e o desafio. Dessa forma, a gamificação auxilia na estimulação cognitiva, por isso, o Projeto de extensão Núcleo de Estudo da Longevidade desenvolveu essa nova forma de aprendizagem e assimilação de conteúdo via Instagram. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência sobre a utilização de jogo tipo caça-palavras como estratégia educacional em uma rede social. A execução do caça-palavras foi dividida em três etapas: planejamento, pesquisa e execução. Na primeira fase, foram planejadas as datas de publicações via Instagram, dos conteúdos e do caça-palavras. Em seguida, os alunos do projeto pesquisaram na literatura os assuntos que seriam abordados, tendo em vista a confiabilidade dos dados. Por fim, as artes foram publicadas de acordo com o cronograma previsto. A postagem do caça-palavras possuía uma legenda com dicas sobre o conteúdo que foi postado previamente, ou seja, sua publicação foi posterior às lâminas de conteúdo, a fim de facilitar o engajamento e o interesse do público para desvendar as respostas. Os resultados mostram que o jogo caça-palavras estava vinculado ao quadro “Segredos da Longevidade”, tendo como tema a nutrição, sendo este composto pelas palavras: frutas, nutrição, água e vegetais. Nas lâminas de conteúdo continham dicas de nutrição saudável para ter um bom envelhecimento, como horários regulares para a alimentação, não comer muito rápido, ingestão de fibras alimentares, dentre outros. Além disso, foi perceptível o engajamento dos usuários por meio de comentários positivos e as respostas ao caça-palavras no Instagram. Conclui-se que essa ferramenta contribuiu para que seus participantes adquirissem conhecimento sobre o conteúdo “nutrição saudável na longevidade” de forma lúdica e simples.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
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