CORRELAÇÃO ENTRE A CAPACIDADE FUNCIONAL E A FRAÇÃO DE EJEÇÃO VENTRICULAR DE INDIVÍDUOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA
Resumo
Introdução: A insuficiência cardíaca (IC) crônica é uma das causas mais frequentes de morte e hospitalização nos países industrializados. A fração de ejeção ventricular (FEVE) é um critério crucial utilizado para definir a IC e compreende pacientes com FEVE normal (≥ 50%), e indivíduos com FEVE reduzida (< 40%). Pacientes com IC relatam sintomas de capacidade funcional reduzida, baixa resistência ao exercício e falta de ar durante a fadiga, levando a uma baixa qualidade de vida. Objetivo: Verificar a correlação entre a capacidade funcional e a fração de ejeção ventricular de indivíduos com insuficiência cardíaca. Métodos: Estudo transversal, descritivo e analítico, com abordagem quantitativa com pacientes portadores de IC avaliados pela Liga de Fisioterapia Cardiovascular no Hospital Universitário Walter Cantídio no período de maio a julho de 2021. Foi aplicado inicialmente um questionário com dados sociodemográficos e dados referentes à condição de saúde. O resultado do último ecocardiograma foi anotado, sendo a variável da fração de ejeção ventricular o parâmetro analisado para o estudo. A capacidade funcional foi verificada pelo teste da caminhada de 6 minutos (TC6). O nível de significância adotado foi de 5% (p < 0,05). Resultados: Foram avaliados 39 individuos, com média de idade de 62±14 anos, sendo a maioria do sexo masculino (59% n=23), e destes 12 (31%) encontravam-se na classe funcional do New York Heart Association (NYHA) entre 3 e 4. A média da fração de ejeção encontrada foi de 43,7 ± 13%. No TC6 foi verificado uma redução de 12% na distância percorrida quando comparada ao previsto (p=0,023). Foram verificadas correlações entre a idade e a fração de ejeção (r= ,423, p=0,032) e negativa entre o NYHA com TC6 (r= -,400, p=0,021). Conclusão: A capacidade funcional é reduzida nos pacientes com ICC e não tem relação com a fração ejeção, mas possui boa correlação com a classificação NYHA.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.