CURSO LEITURA CRÍTICA DE ARTIGOS CIENTÍFICOS COMO ATIVIDADE ACADÊMICA PARA INTEGRANTES DA LAGG-CE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Josilene Luzia dos Santos
  • Vladmir do Nascimento Aragão
  • Carolina Chaves de Alexandrino
  • Lívia Nepomuceno Soares
  • Charlys Barbosa Nogueira

Resumo

Introdução: O ato de pesquisar tem como objetivo esclarecer o investigador acerca de suas incertezas e promover atualizações científicas baseadas nas melhores evidências. Dessa maneira, é de suma importância que os discentes adquiram conhecimento e aptidão na leitura de artigos científicos para um melhor desenvolvimento de pesquisas durante seu percurso acadêmico. Diante disso, os integrantes da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Ceará (LAGG-CE) decidiram participar do Curso de Leitura Crítica de Artigos Científicos. Objetivo: Relatar a experiência de membros da LAGG- CE na participação do curso on-line sobre leitura crítica de artigos científicos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de ligantes da LAGG-CE em participação de aula virtual acerca de leitura crítica de artigos científicos. As inscrições para o curso, elaborado por uma médica assistente do ambulatório de geriatria de um serviço de referência em saúde do idoso, foram realizadas por meio do Google Formulários, obtendo uma média de 100 inscritos. As aulas ocorreram às terças-feiras entre julho e setembro, através da plataforma digital Google Meet. Resultados: O projeto abordou temas, como Leitura Crítica de estudos de coorte, de ensaios clínicos e transversais; Estratégias de busca de artigos científicos e entre outras temáticas. Por fim, ao final do curso, foi possível a compreensão da estruturação e dos dados que são disponibilizados em um artigo científico pelos ligantes. Devido às informações obtidas no curso, a leitura de artigos, após esse curso, se dará de forma mais clara e objetiva, ampliando os resultados de pesquisas futuras. Conclusão: O curso de Leitura Crítica de Artigos Científicos foi fundamental para os integrantes da LAGG-CE, haja vista a assimilação do conteúdo dado possibilitar o desenvolvimento de habilidades para a construção de artigos científicos, uma vez que, dominar a revisão de estudos possui grande significância na elaboração de uma pesquisa.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Experiências Estudantis