DETECÇÃO DE ANOMALIAS EM DOCUMENTAÇÕES DE TESTE DE SOFTWARE.
Resumo
Um dos processos mais comuns dentro de uma fábrica de testes é a varredura de documentos de teste, desde slides e briefing, à relatórios completos de sistema, em busca de discrepâncias, sobretudo na clareza das informações repassadas. Essa transparência contida no que se documenta tem que ser mais efetiva ainda, quando se trata de uma das etapas mais importantes na análise de testes: a criação de casos de teste. O objetivo deste resumo é dar o passo a passo do que um testador tem que fazer em um software para verificar se o sistema funciona como as regras de negócio descrevem, sendo menos sujeito à falhas (bugs). Cada caso de teste especificado, analisado e documentado está sempre sujeito à mudanças, sejam por atualizações necessárias ou por más práticas na sua especificação. É possível detectar problemas na especificação de testes tanto pela dificuldade de entendimento, quanto com uma lista de adequações para padronizar, otimizar e tornar inteligível toda a documentação. A Fábrica de Testes do GREat elaborou um checklist que, à medida que o testador, neste caso também operador da inspeção, vai respondendo e, gradualmente, corrigindo as brechas deixadas dentro da especificação dos casos de teste, evita consideravelmente os equívocos na validação do software testado. Para percorrer esse checklist voltado à documentação e otimizar o tempo, é preferível que a equipe mobilize a maior quantidade de testadores possível, pois como um projeto de testes conta com uma documentação extensa, a maneira de percorrer tudo com eficiência é separar o projeto igualitariamente entre o time. Em seguida, com os resultados da inspeção dos casos de testes, deve-se construir um relatório de anomalias, evidenciando os casos de teste pelos seus identificadores ao lado de uma descrição do problema. Portanto, principalmente para o aluno, essa experiência de ter uma equipe mobilizada para esse tipo de padronização da documentação, leva a fixação dessas técnicas e de boas práticas.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.