EXPERIÊNCIA PRÁTICA SOBRE O GERENCIAMENTO NO DIMENSIONAMENTO DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Francisca Geisa Silvestre Rocha
  • Victoria Lima Rodrigues
  • Ernandes Felix Sales
  • Ana Barbosa Rodrigues
  • Elivane de Oliveira Pereira Albuquerque

Resumo

Introdução: Os gerentes de serviços de Enfermagem são responsáveis pelo dimensionamento dos profissionais de Enfermagem, que deve considerar aspectos como a estrutura do serviço de saúde, o serviço de Enfermagem e a dinâmica de funcionamento da unidade e o grau de dependência de cada paciente ali inserido. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem em prática de dimensionamento de pessoal. Método: Relato de experiência acerca da prática de dimensionamento de pessoal de Enfermagem por quatro acadêmicos durante o estágio supervisionado da disciplina de Gerenciamento dos Serviços de Saúde e de Enfermagem, no alojamento conjunto de uma maternidade de referência em Fortaleza, em julho de 2021. Resultados: Foram utilizados 11 prontuários para realizar o dimensionamento, sendo considerados para este fim 7 indicadores, sendo eles: via de parto, morbidade materna e intercorrências, morbidade neonatal e intercorrências, agravantes sociais, educação e orientação de cuidados e interação e vínculo. A partir desses indicadores identificou-se 8 pacientes de cuidados intermediários e 3 de alta dependência. Para realização do cálculo define-se o Total de Horas de Enfermagem (THE), sendo THE= (8x6) + (3x10) =78 horas de enfermagem. Seguindo, calcula-se o Quantitativo de Pessoal (QP), efetuando o produto do THE (78), pela constante de Marinho (KM) referente às 36 horas de trabalho do serviço, sendo QP= 78x0,2236=17 profissionais. Portanto, considerando que há pacientes de alta dependência, 36% do total de profissionais devem ser enfermeiros, dessa forma o dimensionamento para esta unidade é de 6 enfermeiros e 11 técnicos de enfermagem. Conclusão: Em suma, a vivência do dimensionamento de pessoal na prática evidenciou o quanto este processo é dinâmico e complexo, além de demonstrar a importância dos indicadores gerenciais e assistenciais para avaliar a qualidade da assistência de Enfermagem.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Experiências Estudantis