GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NO ÂMBITO DAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS
Resumo
Diante da dinamicidade e do imediatismo em que as organizações estão inseridas, a informação tornou-se elemento fundamental nos ambientes que compõem a sociedade contemporânea. No entanto, o universo informacional demanda uma sistematização na adoção de mecanismos gerenciais que possibilitem aos processos ações de organizar, tratar e recuperar a informação com fins de tomada de decisão. Nesse sentido, todo o arcabouço metodológico que favorece as práticas da gestão da informação estende-se, assim, aos ambientes educacionais ao propiciar a organização da informação, tendo como objetivo a disseminação da informação aos seus interessados. Nesse cenário, englobam-se as bibliotecas universitárias, que desempenham e realizam a gestão da informação de maneira mais pragmática, gerenciando o conhecimento para a comunidade universitária, convertendo-se em uma unidade educacional propulsora da disseminação do conhecimento. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em analisar as relações existentes entre a gestão da informação e o contexto das bibliotecas universitárias como unidades educacionais na base de dados de periódicos científicos, realizando um levantamento de dados dentro dos termos citados. Dentro da proposta metodológica, realizar-se-á uma análise bibliográfica exploratória acerca das temáticas gestão da informação e bibliotecas universitárias em conjunto a uma análise sistemática na plataforma de dados da BRAPCI, concatenando os referidos conceitos em questão. Como resultado, por se tratar de uma pesquisa em andamento, espera-se encontrar na literatura elementos que evidenciem perceber conceitos da gestão da informação com as bibliotecas universitárias que estabeleçam o construto representativo das relações existentes entre os termos, de forma a encontrar um maior número possível de dados de busca.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.