GESTÃO DE CRISES: SOLUÇÕES CRIATIVAS NO SETOR DE GENTE & GESTÃO DA EMPRESA JR. DE AGRONOMIA DA UFC

Autores

  • Isabelle Mary Costa Pereira
  • Francisco Matheus Medeiros de Freitas
  • Italo Antonio Cotta Coutinho

Resumo

As empresas júniores (EJ’s) são aquelas formadas inteiramente por estudantes de graduação. Suas atividades são desenvolvidas com suporte intelectual dos professores, visando aplicar os conceitos teóricos aprendidos nas disciplinas. Na Agronômica, EJ de Agronomia da UFC, os alunos trabalham em setores com diferentes funcionalidades, separados com base em suas aptidões e interesses: Projetos, Comercial e Gente & Gestão. As problemáticas que são enfrentadas no setor de Gente & Gestão, na maioria das vezes, devem ser resolvidas somente pelos integrantes que compõe o setor, por meio da elaboração de soluções adaptadas a sua realidade. Dentre os principais empecilhos estão o gerenciamento do fluxo de caixa, bem como sua documentação, e a satisfação dos demais membros. Dada estas problemáticas, medidas de controladoria automatizadas e protocolos organizacionais foram adotados para melhor atender as necessidades na confecção do livro caixa. Foi realizada elaborada uma planilha automatizada por códigos VBA no Excel, a qual resultava em projeções gráficas do fluxo de caixa, além da movimentação financeira. Para o arquivamento de documentos comprobatórios, foi adotado uma etiqueta de identificação interligada à planilha a qual fornecia dados referente ao mês e ano da nota. Ambos processos objetivaram gerar dados fundamentais para a contabilidade. Visando aumentar a satisfação dos demais membros, foram coletados depoimentos de forma anônima, os quais foram repassados na forma de relatório individual, no modelo de carta. Os processos de gestão financeira adotados permitiram otimização na coleta de dados que devem ser repassados ao contador para renovação do CNPJ. Os dados foram fornecidos de forma mais detalhada e coesa. Para a gestão de pessoas, ocorreu uma receptividade positiva. Assim, as críticas foram adotadas de forma construtiva, gerando a compreensão da necessidade de preservação do feedback como traço cultural da empresa.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Experiências Estudantis