IMPACTOS DO ENSINO A DISTÂNCIA PARA A SAÚDE FÍSICA DO ESTUDANTE DE MEDICINA DA UFC.

Autores/as

  • Roberta Goncalves Barroso Teixeira
  • Vladmir do Nascimento Aragão
  • Caroline Mary Gurgel Dias Florencio

Resumen

Título: Impactos do Ensino a Distância para a Saúde Física do estudante de Medicina da UFC. Introdução: Com a Pandemia de Covid-19, houve uma redução de atividades relacionadas à saúde física dos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), afetando a qualidade de vida desses indivíduos. Objetivo: Avaliar o impacto do Ensino a Distância (EaD), em decorrência da pandemia de Covid-19, na saúde física dos estudantes de Medicina da UFC. Métodos: Trata-se de uma análise quantitativa, a partir de uma pesquisa on-line de delineamento transversal, por meio da ferramenta Google Forms, com a participação de 135 estudantes, com intervalo etário de 17 a 42 anos, integrantes dos três ciclos da graduação. Resultados: Conforme as respostas, dos 135 participantes, 67 (49,6%) não fazem exercícios físicos regularmente. Consoante a isso, 48 discentes (35,6%) cessaram alguma atividade física após o início do EaD. Nesse contexto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou que, em 2019, 40,3% dos brasileiros são sedentários, atestando essa correlação, já que a proporção eleva 9,3 % ao comparar com os demais brasileiros. Após o início da pandemia, isso se tornou motivo de alerta, visto que 48 discentes pararam de fazer exercícios. A relação entre o sedentarismo e a faixa etária é um fator relevante, porquanto são diretamente proporcionais na pesquisa do Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico de 2019. Logo, os números são mais preocupantes ao analisar a faixa etária dos estudantes, já que apenas 5 deles ultrapassam os 34 anos, indicando maiores riscos de adquirirem algum malefício, como doenças cardiovasculares. Conclusão: Ao observar a proporção dos estudantes que não praticam atividades físicas regularmente (49,6%), é necessário, portanto, o combate ao sedentarismo para reduzir o número de discentes sedentários, uma vez que esse fator é essencial para medir a qualidade de vida desses indivíduos.

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Goncalves Barroso Teixeira, R., Aragão, V. do N., & Mary Gurgel Dias Florencio, C. (2021). IMPACTOS DO ENSINO A DISTÂNCIA PARA A SAÚDE FÍSICA DO ESTUDANTE DE MEDICINA DA UFC. Encontros Universitários Da UFC, 6(7), 4317. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77401

Número

Sección

XIV Encontro de Experiências Estudantis