INCLUSÃO NO ÂMBITO DA FACED/UFC: A VOZ DOS SUJEITOS

Autores

  • Francisca Veridiana Nunes de Freitas
  • Vitoria Kethelen Matias da Silva
  • Francisca Geny Lustosa

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo central investigar sobre o papel exercido pelos projetos de inclusão em educação ofertados pela UFC, tendo como recorte específico tanto as estratégias aos estudantes público-alvo da educação especial da FACED quanto à própria formação dos futuros professores para a docência na educação inclusiva. O intuito principal é criar uma interlocução com os relatos de experiências dos graduandos com deficiência e as ações institucionais que visam à formação de uma cultura, de políticas e de práticas inclusivas. Referido estudo elenca as ações realizadas pelo Grupo de Pesquisa Pró-Inclusão, coordenado pela Profª Dra. Francisca Geny Lustosa, que no cenário do ensino emergencial, em função da pandemia da COVID-19, exerceu papel fundamental no atendimento aos estudantes com deficiência e na realização de Lives na temática (via Google Meet, Youtube), produções no Instagram (@proinclusao_ufc) e no site (www.proinclusão.ufc.br). Ademais, no âmbito dos projetos, destacamos também o papel das Agentes de Acessibilidade, que atuam como extensão da Secretaria de Acessibilidade nas unidades acadêmicas da UFC, tendo como uma das responsabilidades contribuir com a política de acessibilidade. Outrossim, a interlocução direta com estudantes beneficiados pelos dois projetos conduz a um paralelo entre a experiência vivenciada por eles nos processos de aprendizagem e interações com tais projetos e/ou ações. A metodologia acessou entrevistas e relatos de experiências escritas dos estudantes veteranos e de uma estudante com deficiência física recém-ingressa (2021.1). Interessante destacar que temos em paralelo entre distintas vivências, uma vez que integram sujeitos desde a graduação até o doutorado, em tempos e semestres distintos, dentro da UFC, além das experiências com o ensino no âmbito digital e presencial. Os resultados do estudo marcam o reconhecimento desses projetos para a construção da inclusão dentro da FACED/UFC.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Veridiana Nunes de Freitas, F., Kethelen Matias da Silva, V., & Geny Lustosa, F. (2021). INCLUSÃO NO ÂMBITO DA FACED/UFC: A VOZ DOS SUJEITOS. Encontros Universitários Da UFC, 6(7), 4321. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77405

Edição

Seção

XIV Encontro de Experiências Estudantis