LIMITAÇÕES DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA SAÚDE DIGITAL
Resumo
Introdução: Diante do avanço da Saúde Digital, área que proporciona otimização de serviços e cuidados mais humanizados ao paciente, é fundamental compreender como superar as limitações digitais para que profissionais e pacientes adquiram a capacidade de acessar, compreender e aplicar os diversos conhecimentos dessa área que se caracteriza, sobretudo, pela aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na atenção à saúde. Objetivo: Compreender como as diferentes limitações digitais são capazes de impedir o desenvolvimento de competências relacionadas à Saúde Digital. Metodologia: Realizada análise qualitativa de caráter descritivo-discursivo dos artigos Limitações Digitais e From the 'Digital Divide' to 'Digital Inequality': Studying Internet Use as Penetration Increases. Discussão: As limitações digitais ocorrem basicamente em três níveis: dificuldade de acesso, insuficiência cognitivo-informacional e barreiras comportamentais. A primeira se refere a impossibilidade meramente física de se acessar componentes eletrônicos para usufruir das possibilidades do mundo digital; a segunda se relaciona com a carência das habilidades para uso efetivo das TDIC; por fim, a terceira representa a incapacidade de se utilizar as habilidades digitais devido a entraves comportamentais que dificultam o interesse pela temática. Em decorrência da Saúde Digital ser um campo do conhecimento que necessita de intermediação tecnológica para se concretizar, torna-se indispensável que os envolvidos no processo desenvolvam as habilidades necessárias na utilização dos equipamentos eletrônicos e dos artefatos informacionais e computacionais envolvidos nas diversas ações por ela possibilitadas. Conclusão: A correta execução das práticas de Saúde Digital encontra diversos obstáculos. Um deles refere-se às limitações digitais dos contingentes humanos envolvidos, cuja natureza é variada, exigindo, portanto, abordagens adequadas para cada situação.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.