METODOLOGIAS ATIVAS E SUA INFLUÊNCIA PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Resumo
As metodologias ativas de ensino e aprendizagem são as novas tendências metodológicas em sala de aula e ainda mais aplicadas com o advento da pandemia da Covid-19. Ao objetivar a utilização de práticas pedagógicas significativas, essa inovação quebra com o paradigma do ensino-aprendizagem tradicional e inflexível, em que o professor decide individualmente que, como e por que um conteúdo será trabalhado, tornando o aluno passivo a sua própria aprendizagem. Além utilizar-se de estratégias que consistem em transformar a sala de aula em um ambiente dinâmico e participativo, as metodologias ativas ainda incentivam, por meio de estratégias que valorizam a liberdade cognitiva e criativa do aluno, a autonomia. Além de aguçar o interesse em relação ao conteúdo, desenvolver a criticidade do educando, promover trabalhos em grupo e oportunizar ao educando uma participação efetiva em seu processo educacional. O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência das metodologias ativas em uma aprendizagem significativa. Para tanto, utilizou-se o método bibliográfico, no qual foram lidos diversos artigos sobre o tema. Como principal referencial teórico utilizou-se os principais autores de cada tema: Berbel (2011), Moran (2015) e Gomes e Mota (2015), em metodologias ativas e, Freire (2002) em aprendizagem significativa, que demostraram a influência que um tema pode ter no outro. Ao permitir que o discente construa, modele e concretize o conhecimento a partir de seus interesses e questionamentos, dialogando com colegas e possuindo o auxílio do professor quando necessário, essa inovação metodológica transforma e dá significado à aprendizagem. Porém requer uma prática docente flexível e reflexiva, além da formação continuada para que os professores possam atualizar e expandir seus conhecimentos.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.