MOBILIDADE ACADÊMICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE GRANADA, ESPANHA

Autores

  • Mateus Andrade da Rocha Farias
  • Ana Karine Macedo Teixeira

Resumo

A Universidade Federal do Ceará possui convênios celebrados com inúmeras instituições de ensino no exterior, sendo a mobilidade acadêmica internacional uma possibilidade de trocas culturais e de relevantes experiências na área de atuação profissional. Contudo, devido à emergência sanitária internacional ocasionada pela pandemia de COVID-19 houve uma diminuição significativa do número de estudantes de mobilidade acadêmica internacional em diversos países devido às restrições e desafios a serem enfrentados no país de destino. Nesse contexto, objetiva-se relatar a experiência do período de mobilidade acadêmica vivenciado por um estudante de Odontologia da UFC na Universidade de Granada em Espanha. O processo de candidatura iniciou-se em maio de 2020 com importante auxílio da Coordenação de Odontologia - FFOE/UFC e da PROINTER/UFC, a carta de aceite foi enviada em julho de 2020 e matrícula foi efetivada na UGR foi efetivada em setembro do mesmo ano. O acolhimento na UGR deu-se por meio de palestras online e do “Programa Mentor” (Buddy Programme) sendo designada uma estudante de Odontologia para acompanhar o processo de adaptação à UGR. Devido à natureza do curso de Odontologia, as aulas práticas mantiveram-se mesmo em períodos de lockdown. Contudo, ressalta-se o compromisso da Faculdade de Odontologia em ofertar EPI’s e cursos de biossegurança para capacitar os estudantes para as atividades. Além disso, destaca-se o empréstimo de materiais e instrumentais odontológicos para estudantes de intercâmbio pelo SEMIO/UGR e a atenção dos responsáveis pela mobilidade internacional na FO/UGR. Ressalta-se a troca cultural com estudantes de distintos cursos e países, além de experiências teóricas e práticas nas áreas de Empreendedorismo Odontológico, Biossegurança e Odontologia Preventiva e Comunitária. Além disso, destacam-se diferenças no ensino e na prática odontológica entre Brasil e Espanha, fator importante para a aquisição de novas habilidades e percepções sobre a área.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Experiências Estudantis