MUSEUS VIRTUAIS E SUA APLICABILIDADE PARA O ENSINO- APRENDIZAGEM NA ESCOLA
Resumo
Os museus são fontes de informação importantes para a história, cultura e educação. É por meio dos registros salvaguardados que conhecemos nossa memória e entendemos o passado. Esses espaços tomam novas formas com o desenvolvimento tecnológico, inovam através de sites de museus virtuais e digitais. A partir dessas criações, percebemos formas dinâmicas de disseminar a informação registrada em diferentes linguagens que passam do suporte físico para o digital e ubíquo. Nessa perspectiva, têm-se como objetivo discutir sobre os museus virtuais, relacionando-os às práticas pedagógicas e de mediação da informação, que podem ser realizadas na escola com o fim de estimular a aprendizagem. Toma como base a pesquisa bibliográfica, por meio da revisão de literatura, para identificar possíveis pontos de interseção entre mediação da informação e pedagógica e os museus virtuais. Considera-se também os dados de uma pesquisa participante, por meio de uma oficina de educação patrimonial, realizada com alunos do ensino médio pública de Fortaleza. A pesquisa bibliográfica evidencia a importância do bibliotecário e do professor atuarem em conjunto para efetivarem atividades de mediação da informação e pedagógica no ensino-aprendizagem. Pesquisas sobre mediação da informação em ambientes virtuais, a exemplo dos museus, já vêm sendo realizadas por pesquisadores no campo da Ciência da Informação, embora esse ambiente seja ainda pouco estudado. É evidenciado na pesquisa empírica que os alunos consideram importante utilizar essas ferramentas, que podem contribuir para o aprendizado na escola. Por fim, conclui-se que os museus virtuais podem trazer ganhos para a aprendizagem, a partir de ações mediadoras realizadas por bibliotecários e professores, em conjunto na apresentação de fontes de informação no ciberespaço. Entretanto, para que isso ocorra, é preciso que esses profissionais se apropriem dos conteúdos disponíveis nos museus virtuais para que seja realizada uma mediação consciente.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.