O CUIDADO NOS TERREIROS DE UMBANDA

Autores/as

  • Ingrid Silva Juliao
  • Esther Beatriz Carlos Ferro Castro
  • Andressa Maria Carvalho Espindola
  • Luiz Eduardo Soares Barroso
  • Michell Angelo Marques Araujo

Resumen

INTRODUÇÃO: Formada da junção de espiritualidades africanas, indígenas e cristãs, a Umbanda é relativamente recente, desenvolvendo suas práticas curativas em núcleos familiares brasileiros ao longo da história principalmente onde há mais dificuldade de acesso a serviços de saúde. O contato popular e o olhar voltado para a multidimensionalidade humana são contribuições importantes para a Enfermagem. OBJETIVO: Relatar experiências de acadêmicos de Enfermagem em uma atividade na disciplina de Antropologia Filosófica sobre o tratamento espiritual em terreiros de Umbanda, como espaços de cura e potenciais contribuintes para o cuidado. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre de uma atividade desenvolvida por seis acadêmicos de Enfermagem. Primeiramente, os membros da equipe realizaram pesquisas individualmente sobre o tema. Em seguida, reuniram-se na plataforma Meet para planejar a divisão do assunto entre os integrante e dos detalhes das entrevistas com praticantes da Umbanda, ocorridas na etapa seguinte. Depois, o grupo elaborou slides e uma apresentação com o material coletado, realizando uma última reunião para ensaiar a apresentação de Antropologia Filosófica, que se daria no dia seguinte. RESULTADOS: A atividade permitiu melhor entender a relação entre saúde e sagrado em casas umbandistas, assim como a figura do cuidador nos terreiros. Ademais, viabilizou perceber a Umbanda como potencial meio de oferecer contribuições para a área de Enfermagem sobre o cuidado mais humanizado e integral. CONCLUSÃO: O trabalho possibilitou que a equipe compreendesse a Umbanda e seus meios de tratamento e cuidado, de modo que pudesse relacionar as práticas com a Enfermagem. Propiciou, pois, aos acadêmicos uma visão distinta de se realizar o cuidado.

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Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XIV Encontro de Experiências Estudantis