O CUIDADO NOS TERREIROS DE UMBANDA
Resumen
INTRODUÇÃO: Formada da junção de espiritualidades africanas, indígenas e cristãs, a Umbanda é relativamente recente, desenvolvendo suas práticas curativas em núcleos familiares brasileiros ao longo da história principalmente onde há mais dificuldade de acesso a serviços de saúde. O contato popular e o olhar voltado para a multidimensionalidade humana são contribuições importantes para a Enfermagem. OBJETIVO: Relatar experiências de acadêmicos de Enfermagem em uma atividade na disciplina de Antropologia Filosófica sobre o tratamento espiritual em terreiros de Umbanda, como espaços de cura e potenciais contribuintes para o cuidado. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre de uma atividade desenvolvida por seis acadêmicos de Enfermagem. Primeiramente, os membros da equipe realizaram pesquisas individualmente sobre o tema. Em seguida, reuniram-se na plataforma Meet para planejar a divisão do assunto entre os integrante e dos detalhes das entrevistas com praticantes da Umbanda, ocorridas na etapa seguinte. Depois, o grupo elaborou slides e uma apresentação com o material coletado, realizando uma última reunião para ensaiar a apresentação de Antropologia Filosófica, que se daria no dia seguinte. RESULTADOS: A atividade permitiu melhor entender a relação entre saúde e sagrado em casas umbandistas, assim como a figura do cuidador nos terreiros. Ademais, viabilizou perceber a Umbanda como potencial meio de oferecer contribuições para a área de Enfermagem sobre o cuidado mais humanizado e integral. CONCLUSÃO: O trabalho possibilitou que a equipe compreendesse a Umbanda e seus meios de tratamento e cuidado, de modo que pudesse relacionar as práticas com a Enfermagem. Propiciou, pois, aos acadêmicos uma visão distinta de se realizar o cuidado.Descargas
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.