O DESAFIO DA CONTINUIDADE DO BASQUETE UNIVERSITÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA.
Resumo
No ano de 2021, demos continuidade aos treinos do Basquete Masculino ainda no contexto de pandemia, seguindo todos os protocolos sanitários impostos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). No início, nosso ritmo estava ótimo. Todo o grupo estava se dedicando arduamente. Entretanto, uma segunda quarentena teve que ser colocada, assim, atrapalhando o progresso que havíamos feito. Contudo, tivemos que nos readaptar e continuamos os treinos em nossas respectivas casas por meio de chamadas de vídeo nos dias em que estávamos acostumados a nos encontrar presencialmente. Além dos treinos remotos conjuntos, uma lista de exercícios diários eram repassados, que deveriam ser filmados e compartilhados nas redes sociais dos atletas. Com isso, os treinos foram responsáveis por manter o condicionamento físico em dia. Gradualmente, após a segunda quarentena, os treinos presenciais foram voltando. Porém, todos os atletas deveriam realizar o teste COVID-19 com swab e testarem negativo. No reinício era um treino de 40 minutos com distanciamento social, uso de máscara e número reduzido de atletas por horário, que era dividido de modo que houvesse horários disponíveis para todo o grupo treinar. Além do treino ser em um horário mais cedo que o habitual por conta do toque de recolher. Foi um período difícil e de readaptação, pois os treinos não rendiam tanto quanto os normais. Após algumas flexibilizações, os treinos melhoraram. Atualmente, os campeonatos foram liberados, mas seguindo inúmeros protocolos sanitários estaduais. E a nossa equipe está participando da Liga Cearense de Basquete (LCB) onde nos encontramos na fase de grupos com boas projeções, e participou dos Jogos Universitários Cearenses (JUCs) onde ficamos na terceira colocação. Desse modo, seguimos treinando focados para continuar bem a LCB e participar de novas competições que surgirem.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.