O DESENVOLVIMENTO DE PARCERIAS PARA A CRIAÇÃO DE NOVAS AÇÕES DE EXTENSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ligiane dos Santos Rocha
  • Adriano Evangelista Maia
  • Nayara Silva Lima
  • Isabelle de Fátima Vieira Camelo Maia
  • Ana Vládia da Costa Dias
  • Alcinia Braga de Lima Arruda

Resumo

A pandemia de COVID-19 trouxe muitos desafios para diversos setores da sociedade, entre eles, a educação. Diante disso, o Projeto Núcleo de Estudo da Longevidade da Universidade Federal do Ceará buscou parcerias com a Liga Acadêmica de Análises Clínicas, ambos os projetos do curso de Farmácia, para desenvolver atividades de extensão. O objetivo deste trabalho foi relatar a experiência no desenvolvimento de parcerias para a execução de ações de extensão de forma remota, destinadas principalmente aos estudantes da área da saúde, mas que também tinha como público-alvo a população em geral. Inicialmente, foi feito contato entre os projetos envolvidos para a realização de um curso online com a temática voltada para exames laboratoriais e cuidados em geriatria. Em seguida, foram realizados encontros quinzenais de forma remota entre os organizadores do evento, a fim de definir a organização do evento e a divisão das atividades entre os integrantes dos projetos. Como resultados, obteve-se um curso, cuja programação foi composta por meio de áudios disponibilizados em plataformas online nos meses de maio e junho de 2021, permitindo, assim, alcançar um público mais abrangente. As gravações foram realizadas por profissionais da área da saúde e abrangeram assuntos como: “Introdução a Saúde do Idoso, Coleta e Manipulação de Amostras sanguíneas, Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Infecção Sexualmente Transmissível”. A execução dessa atividade propiciou um feedback positivo dos integrantes do curso, contribuindo para a experiência na organização de eventos on-line. Ademais, permitiu a consolidação de dados para a produção científica. Diante disso, foi perceptível a relevância de parcerias entre os projetos no processo de formação acadêmica dos estudantes, sobretudo em projetos de extensão, uma vez que a troca de informações e experiências demonstrou um valor transformador na vivência dos discentes.

Downloads

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Experiências Estudantis