O FEMININO INDÍGENA NAS OBRAS DE JOSÉ DE ALENCAR E CLORINDA MATTO DE TURNER
Resumo
Durante a vivência no Grupo de Estudos de Literatura, Tradução e suas Teorias(GELTTE) - 2021, vinculado à UFC e ao CNPQ, o grupo de estudo usa a metodologia de comparação em estudos relacionados a artes visuais e literatura, coordenado pela Profa. Dra. Roseli Barros Cunha, realizou o estudo e a pesquisa sobre as personagens femininas no livro Iracema, de José de Alencar e Aves sin nido, de Clorinda Matto de Turner. Buscamos comparar e relacionar as personagens femininas e indígenas dos dois livros que são introduzidas na história, tanto em relação ao Brasil como em relação ao Peru, onde os livros foram escritos e publicados. As duas obras do século XIX poderiam trazer essa relação entre as mulheres indígenas e como elas são vistas em livros daquela época. Como um autor masculino e uma autora feminina apresenta essas mulheres e quais a importância dessas mulheres para a história. Para realizar a pesquisa e o estudo, cada participante do grupo escolheu um texto teórico onde fizemos relação entre os textos teóricos e as obras literárias. Alguns textos escolhidos foram: Relendo Iracema, de Rita Lemaire; Aves Sin Nido: indios, “notables” y forasteros; "'Iracema': uma arqueografia de vanguardia", de Haroldo de Campos; Como en la antigüedad, se decía que los hombres volvían al quinto día después de haber muerto. De essas coisas, temos de escrever, de Manuel Scorza entre outros autores que estudamos ao longo do semestre 2021.1. Cada participante disponibilizou o texto antes dos encontros, para que os outros realizassem a leitura e pudéssemos discutir a relação entre os textos e as obras literárias Iracema e Aves sin nido. Os encontros ocorriam sempre às sextas feiras de 17h às 18h, se alongando um pouco mais em decorrência das discussões apresentadas. Iremos retornar no semestre 2021.2 para retornar os estudos e pesquisas em relação aos textos teóricos e literários, assim como, a produção de artigos relacionados ao tema.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
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