O PAPEL DA COMISSÃO INTERNA DE SAÚDE EM UM ÓRGÃO PÚBLICO
Resumo
A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público - CISSP é um instrumento de prevenção de acidentes e doenças do trabalho e se apresenta como um dos atores fundamentais para a efetivação da política de atenção à saúde e segurança no trabalho do servidor público federal - PASS. A primeira comissão implementada na Universidade Federal do Ceará, localizada no Departamento de Patologia e Medicina Legal - DPML, surgiu em 2019 por meio de um projeto piloto. Desse modo, realizou-se um estudo qualitativo referente ao período 2019 a 2021, objetivando apresentar a experiência da efetivação da comissão no âmbito da universidade. A proposta teve boa aceitação e seus resultados exitosos demonstraram a exequibilidade de uma gestão compartilhada da segurança e saúde do trabalho no serviço público. A equipe adotou um plano de trabalho diversificado, tratou da prevenção de acidentes, das melhorias das condições do ambiente de trabalho, das questões relacionadas ao meio ambiente e de outros aspectos que afetam a saúde e segurança no trabalho, sempre valorizando e estimulando à participação dos servidores na indicação das reais necessidades e reconhecimento das prioridades. Os dados evidenciaram que a comissão gerou um impacto significativo em termos de sustentabilidade. É importante destacar o trabalho da equipe dinâmica e proativa, sempre disposta à discussões e sugestões de melhorias de processos, atuando em favor da coletividade. Foi notória a contribuição dos trabalhos da comissão diante do reconhecimento e mapeamento dos riscos presentes no ambiente laboral da unidade, bem como a identificação do que seria urgente, importante e de ocasião, fomentando as ações prevencionistas da instituição. Pode-se concluir que a comissão contribui com a disseminação de informações relativas à segurança do trabalho, semeando a cultura de segurança, contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para a comunidade acadêmica em geral.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.