O PENSAMENTO ALGÉBRICO E O LETRAMENTO MATEMÁTICO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA
Resumo
É essencial que os docentes possam ter uma formação que os possibilite ensinar a matemática de modo mais interativo, enfatizando sua aplicabilidade real, principalmente para as crianças, a fim de reduzir as dificuldades que muitos alunos têm ao estudar essa ciência. Por isso, o objetivo desse trabalho é apresentar as contribuições do curso ‘A formação do professor que ensina matemática a partir da construção do pensamento algébrico e do letramento matemático’, para os docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, que lecionam em escola públicas. Sendo tal curso promovido pelo Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/CNPq). Como metodologia foram adotadas observações, atividades síncronas e assíncronas, por meio da plataforma TelEduc, e entrevistas com os professores que são alunos do curso; todos esses procedimentos de forma remota. Desse modo, constatou-se que os docentes tinham dificuldade em resolver e entender a lógica envolvida nas questões matemáticas recorrentes nas sessões que ensinavam. Além disso, muitos abordavam uma didática padronizada, que não explorava a construção do desenvolvimento do raciocínio lógico-crítico-argumentativo dos alunos, tendo a finalidade de apenas apresentar a sessão didática e as fórmulas envolvidas para que eles sejam capazes de resolver os problemas matemáticos apresentados. Diante do exposto, concluiu-se que o curso de formação continuada contribuiu positivamente nas metodologias dos professores que ensinam matemática e no entendimento mais amplo deles sobre a mesma, tendo em vista que os ajudaram a refletir sobre melhores práticas de ensino. A fim de amenizar a dificuldade dos alunos - do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental – acerca dos elementos em volta do pensamento algébrico e do letramento matemático, considera-se importante estimulá-los a ter real entendimento teórico e prático acerca dessas questões.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.