O USO DE UMA MÍDIA DIGITAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO ACERCA DOS BENEFÍCIOS DA DANÇA PARA OS IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Capaz de acarretar benefícios na qualidade de vida dos indivíduos, a dança é uma das formas de atividade física que pode ser praticada por idosos. Por meio da dança é possível melhorar a elasticidade dos músculos, diminuir o risco de doenças cardiovasculares, diminuir problemas relacionados com o aparelho locomotor, atenuar o sedentarismo, além de promover a sensação de bem-estar e propiciar o estímulo à socialização. Com isso, o objetivo deste trabalho foi relatar a experiência da utilização da plataforma Instagram® como meio informativo sobre os benefícios da dança para os idosos. A postagem foi desenvolvida, primeiramente, utilizando-se o site Canva® e posteriormente foi publicada no mês de junho de 2021 na conta do projeto de extensão Núcleo de Estudo da Longevidade (NEL) da referida rede social. Como resultados, foi desenvolvida uma publicação informativa sobre os benefícios da dança para os idosos e sua relação com a longevidade, visando orientar a população sobre a promoção da saúde do idoso e fornecer informações a respeito dessa temática. Obteve-se o alcance de um público composto por 348 pessoas, incluindo cuidadores de idosos e estudantes da área da saúde. A postagem também obteve 8 comentários e ainda se encontra disponível na mídia digital do projeto. Conclui-se que a plataforma digital contribuiu para a disseminação do conhecimento a respeito da relação da longevidade com a dança e atingiu um público de diversas faixas etárias e, consequentemente, impactou positivamente na melhoria de vida da população que acessou a plataforma supracitada. Ademais, a atividade proporcionou aos alunos a aquisição de informações importantes para a sua vida acadêmica.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.