OS DIFERENTES TEORES DE LICOPENO NOS PRINCIPAIS TIPOS DE TOMATES COMERCIALIZADOS NO BRASIL
Resumo
O carotenóide licopeno se apresenta no tomate enquanto substância antioxidante que se destaca pela eficiência no combate aos radicais livres no organismo. Sua significativa importância na composição alimentar motivou a realização deste trabalho que tem como foco identificar dentre as principais espécies de tomates comercializadas no Brasil, a saber, Salada Longa Vida (CALIMAN et al., 2018) e “tipo Italiano” (MONTEIRO et al., 2008), qual delas apresenta maior teor da substância. Para tanto, a investigação se respaldou em abordagem qualitativa, amparada na pesquisa bibliográfica (MACEDO,1995) e método comparativo (SCHIMITT, 1998). Sob essa perspectiva, se tornou imprescindível a sistematização de etapas para o favorecimento da investigação em questão. Dessa forma, em primeiro lugar, foi realizada etapa voltada à revisão de literatura, a fim de localizar arcabouço teórico referente ao tema. Em seguida, foi implementada a pesquisa bibliográfica propriamente dita com posterior seleção de artigos nas bases de dados Science Direct e Google Acadêmico que se mostraram pertinentes à análise. Nesse escopo, foram selecionados artigos com informações exclusivas de cada tipo de tomate estudado, bem como com conteúdos elucidativos acerca do tema. Nesse sentido, a análise comparativa se efetivou de forma a atender à disponibilização de dados, interpretação e apresentação de discussão. Ao fim, foi possível concluir que o tipo com maior teor de licopeno, de acordo com pesquisas consideradas no corpus de investigação, é o Salada Longa Vida, o que pode estar relacionado à gama de possibilidades no que tange à hibridização de sementes para esse tipo de insumo, contudo, é importante reconhecer que fatores como clima (MORITIZ & TRAMONTE, 2006), geografia, manejo, pós-colheita, armazenamento, estações do ano e estágio de maturação promoveram interferência nas amostras consideradas.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.