OS IMPACTOS DA PRÁTICA DO HANDEBOL NA FORMAÇÃO ESCOLAR E ACADÊMICA DOS ESTUDANTES-ATLETAS DA UFC.
Resumo
Muito se sabe sobre os benefícios da atividade física, dentre eles está o aumento da autoconfiança, o estímulo das atividades cognitivas, a melhoria da concentração, etc. Já no âmbito competitivo, a prática esportiva apresenta outras exigências físicas e psicológicas que, apesar de distanciar-se da perspectiva da atividade física, desenvolve no indivíduo efeitos destacáveis, inclusive, em suas áreas de formação. Nesse sentido, o presente trabalho consiste em um relato de experiência que tem por objetivo observar os impactos da prática esportiva na formação dos estudantes-atletas de handebol da Universidade Federal do Ceará. Sendo assim, o estudo utilizou-se da aplicação de um questionário norteado por sete perguntas que sugerem a classificação das consequências da prática do handebol - ou da falta dela - em períodos competitivos ou unicamente de treinamentos, desde o rendimento escolar básico até o rendimento acadêmico. Além disso, dentre os aspectos físico, psicológico, emocional, social ou nenhum, questionou-se em qual deles a prática do handebol mais contribui ou atrapalha. Desse modo, o resultado esperado pode demonstrar os diferentes níveis dos impactos da prática do handebol entre os atletas do desporto da UFC, verificando se esse efeito se dá, em sua maior parte, positiva ou negativamente. Ademais, pretende-se com os resultados registrar a importância da prática esportiva para o desenvolvimento pessoal.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.