PLANO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM PARA A ADOLESCENTE PROTAGONISTA DO FILME “PRECIOSA - UMA HISTÓRIA DE ESPERANÇA”
Resumo
INTRODUÇÃO: A adolescência é uma etapa de crescimento e desenvolvimento do ser humano, marcada por grandes transformações físicas, psíquicas e sociais. E, a enfermagem tem como uma de suas funções no cuidado ao adolescente observar e determinar as situações de risco e vulnerabilidade. Deste modo, o enfermeiro é um dos responsáveis pela promoção da saúde do adolescente. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicas, acerca da construção de um plano de cuidados de enfermagem, voltado para o período da adolescência. METODOLOGIA: Relato de experiência sobre a elaboração de um plano de cuidados de enfermagem baseado na história da protagonista do filme “Preciosa - Uma História de Esperança” para a disciplina de Promoção da Saúde do Adolescente, no ano de 2021. Para a construção foram utilizados: Diagnósticos de Enfermagem da NANDA-I, Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) e Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC). Também se observou problemas, riscos, vulnerabilidades, fatores de resiliência e foram empregadas metas e prazos a cumprir. RESULTADOS: Foram estabelecidos os seguintes diagnósticos: baixa autoestima crônica, que obteve o resultado esperado de autoestima, com a intervenção melhora da autoimagem; dinâmica alimentar ineficaz, com o resultado esperado de estado nutricional e a intervenção de controle da nutrição; por fim, risco de violência direcionada a outros, que teve o resultado de enfrentamento e a intervenção de melhora do enfrentamento. CONCLUSÃO: A realização dessa atividade para a disciplina propiciou a aplicação do processo de enfermagem de forma facilitada e impulsionou a busca por artigos sobre a adolescência, já que utilizou uma metodologia inovadora, a partir da análise do filme associada à literatura. Nesse sentido, observa-se a importância da aplicação de novos métodos de ensino para a facilitação do aprendizado dos estudantes.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.