REALIZAÇÃO DE TELECONSULTA PARA O ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Isabelle Monique de Oliveira Rocha
  • Filipe José Pereira Magalhães
  • Gleyciane Rebouças de Souza
  • Juliana Damasceno Silva
  • Liana Mara Rocha Teles

Resumo

Introdução: No atual cenário de pandemia ocasionada pelo vírus Sars-CoV-2, a utilização da teleconsulta tem sido uma estratégia recorrida por secretarias da saúde de vários estados do Brasil. Neste contexto, no qual as barreiras de distanciamento entre os pacientes e os profissionais da saúde estão ampliadas, ela vem para contribuir com a manutenção da assistência e dos cuidados em saúde. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) na participação de teleconsultas para o acompanhamento de pacientes hipertensos e/ou diabéticos durante a disciplina de Enfermagem no processo de cuidar do adulto I. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência sobre a realização de teleconsultas por acadêmicos do curso de Enfermagem da UFC para o acompanhamento de pacientes hipertensos e/ou diabéticos, realizadas no mês de junho de 2021 e que ocorreram de forma online por meio da plataforma Google Meet. O acompanhamento dos pacientes foi realizado com o auxílio de uma docente, duas doutorandas em enfermagem da UFC e duas agentes comunitárias de saúde do município de São Gonçalo do Amarante-CE. Resultados: Observou-se que por ser uma primeira experiência tanto por parte dos acadêmicos quanto dos pacientes, haviam muitas dúvidas, principalmente quanto à eficácia desse novo modelo de consulta, mas no fim mostrou-se uma experiência muito positiva e que agradou a todos, tornando a teleconsulta uma nova ferramenta de trabalho para o profissional da saúde que em momentos como esse, de pandemia, pode ser utilizada caso não haja a possibilidade de consulta presencial. Conclusão: A experiência de teleconsulta mostrou-se muito satisfatória para o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além disso, o formato adaptado permitiu capacitar os estudantes quanto ao conteúdo teórico-prático, visando atividades futuras nas quais sejam necessárias a realização desse novo modelo assistencial.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Experiências Estudantis