REALIZAÇÃO DE UMA CAPACITAÇÃO INTERNA SOBRE AS NORMAS BRASILEIRAS 6023 E 10520 DA ABNT EM UMA LIGA ACADÊMICA DE ANÁLISES CLÍNICAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Leones Fernandes Evangelista
  • Isabelle de Fátima Vieira Camelo Maia
  • Livia de Oliveira Albuquerque
  • Maria Letícia Nobre Assunção
  • Odnan Guimarães Lima
  • Ramon Roseo Paula Pessoa Bezerra de Menezes

Resumo

A Liga Acadêmica de Análises Clínicas da Universidade Federal do Ceará (LAAC-UFC) é um projeto de extensão vinculado ao curso de Farmácia da UFC que objetiva fomentar a área das análises clínicas nos pilares de Ensino, Extensão e Pesquisa. Considerando isso, diversos projetos podem ser idealizados e implementados nos âmbitos acadêmicos, sociais e científicos. Uma etapa crucial para o desenvolvimento destes é a escrita do projeto científico, que objetiva, geralmente, submissão em Comitês de Ética em Pesquisa ou editais para seleção de bolsas. Nesse sentido, é essencial que os membros tenham o aporte necessário para realizar tal processo com êxito, o que inclui, por exemplo, conhecer as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas para referência (NBR 6023) e citação (NBR 10520), necessitando, assim, de meios para fornecer tais informações para os membros da liga. O presente resumo objetiva relatar a realização de uma capacitação interna sobre as normas 6023 e 10520 da ABNT na LAAC-UFC. A capacitação foi ministrada por membros da Diretoria de Pesquisa da liga e teve como público-alvo os demais ligantes. O conteúdo da capacitação interna incluiu as normas quanto às regras gerais de apresentação, transcrição dos elementos e modelos de referência majoritariamente mais utilizados na rotina da LAAC-UFC. Ao final da explanação teórica, foi realizada uma metodologia ativa para fixar as principais informações, que consistiu em um jogo dos 7 erros com exemplos de referência elaborados pelos ministrantes. A partir dessa capacitação, é possível concluir que um maior entendimento dos membros para com a importância e premissas principais das normas da ABNT explanadas, ao passo que as produções científicas da liga desenvolveram um maior rigor de criteriosidade com esses elementos. Além disso, foi perceptível o aprendizado dos ministrantes sobre o assunto, visto que o processo de aprendizagem inclui uma etapa de compartilhamento de informações para uma melhor fixação.

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Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIV Encontro de Experiências Estudantis