RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERCÂMBIO: SUMMER CAMP CHINA
Resumo
O presente trabalho apresenta o relato de experiência da participação de uma estudante universitária no Summer Camp, um curso de verão de duas semanas ocorrido em 2019, em Tianjin - China, ofertado pelo Instituto Confúcio (IC) na UFC, em parceria com a Universidade de Nankai, que teve como objetivo promover a imersão na língua e na cultura chinesa, a fim de proporcionar aos participantes uma experiência na China contemporânea, com ênfase no empreendedorismo. O IC é um órgão vinculado ao Ministério da Educação da China que promove a internacionalização da língua e da cultura chinesa, além de fomentar acordos de cooperação científica e tecnológica com universidades estrangeiras. Está presente na UFC desde 2019, oferecendo ao público em geral aulas de Mandarim, além de cursos e eventos que apresentam a história e a cultura chinesa. Durante o intercâmbio, a rotina da discente abrangia aulas dinâmicas de Mandarim, etiqueta na negociação com chineses, economia chinesa, sendo ministradas por professores da Universidade de Nankai, considerada uma das melhores universidades da China. Também houve visitas técnicas a grandes empresas, como Airbus, Otis Elevator, fábrica de carros elétricos, Instituto de Biotecnologia, empresas que desenvolvem tecnologias de reconhecimento facial, entre outras. Durante o tempo livre ainda houve a oportunidade de visitar museus e conhecer os principais pontos turísticos de Tianjin e da cidade vizinha, Pequim. Conclui-se que o intercâmbio agregou valor e ampliou o conhecimento dos participantes sobre a China, e como os brasileiros precisam se aproximar mais dessa nação que é a segunda maior economia mundial e o principal parceiro comercial do país.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.