RELATO DE EXPERIÊNCIA: TRABALHANDO AS EMOÇÕES DURANTE O ESTÁGIO NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL GERAL IV- CAPS GERAL IV.
Resumo
Introdução: O cuidado de enfermagem em saúde mental aponta o ouvir como peça fundamental da assistência. Aprender a gerir as emoções durante a escuta é uma habilidade a ser compreendida, levando em consideração que as competências socioemocionais são importantes para se relacionar com os outros e consigo mesmo, e que estabelecer e atingir objetivos, tomar decisões autônomas e responsáveis e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva fazem parte de todo o processo de aprendizagem. Objetivo: Relatar a experiência de estudantes de Enfermagem em estágio da disciplina de saúde mental. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por duas acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal do Ceará durante os estágios em Saúde Mental no ano de 2021 no Centro de Atenção Psicossocial Geral IV- CAPS IV. Resultados: No decorrer do estágio, as acadêmicas acompanharam cerca de 5 consultas, sendo 3 triagens, uma arteterapia e 1 consulta para renovação de receita. Em todas as consultas os usuários sempre traziam demandas pessoais impactantes, principalmente nas consultas de avaliação inicial, consulta na qual os usuários relatam os motivos que o levaram até lá e eram avaliados se realmente tinham perfil CAPS ou não. Conclusão: Tratar de alguém com algum tipo de sofrimento mental exige uma capacidade socioemocional estruturada, lidar com o sofrimento do outro não é fácil, mas na rotina dos profissionais de saúde é comum essas situações chegarem até você e saber como lidar com cada uma dessas situações é necessário até mesmo para a saúde emocional do próprio profissional que tem que compreender também suas limitações.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.