SAÚDE DA CRIANÇA SOB A PERSPECTIVA DE CAPACITAÇÕES: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: A infância é um período de grandes transformações e marcos no desenvolvimento, quando novas habilidades são adquiridas e poderão dar indícios de sua condição de saúde. Assim, é essencial que os futuros profissionais da enfermagem sejam preparados para assegurar a integralidade da assistência à saúde da criança. OBJETIVOS: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na elaboração de capacitações sobre a temática da saúde da criança. METODOLOGIA: Relato de experiência de alunos do curso de Enfermagem, membros/tutores e colaboradores da Liga Acadêmica de Neonatologia e Pediatria (LANEP) da Universidade Federal do Ceará, durante o período de junho a agosto de 2021, na elaboração de capacitações referentes à saúde da criança, as quais foram ministradas por profissionais enfermeiros e membros do projeto, através da plataforma google meet. RESULTADOS: As capacitações tiveram duração de 1 hora semanal, as quais possibilitaram a aquisição de novos conhecimentos, acerca dos temas Transporte Neonatal, Consulta de puericultura, Imunização, Sala de vacina, Aleitamento materno e Alimentação complementar. Dessa forma, os membros da LANEP conseguiram sanar as dúvidas sobre cada temática, permeadas após feedbacks positivos dos participantes, notou-se que esses momentos caracterizaram a aquisição dos conteúdos de forma efetiva. CONCLUSÃO: A liga acadêmica possui papel fundamental no âmbito de pesquisa, ensino e extensão, visto que os acadêmicos possuem oportunidades de aprofundar seus conhecimentos sobre temas relevantes e atuais. Permitindo que os estudantes participem do processo de ensino e aprendizado na temática específica, para aplicabilidade futura no contexto profissional.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.