SEMINÁRIO SOBRE O TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA DEPENDÊNCIA ALCOÓLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: O álcool é uma das bebidas mais antigas do mundo, sendo amplamente aceita pela sociedade. Entretanto, o seu uso irregular e frequente é um problema de saúde pública com ainda pouca visibilidade. De acordo com o Ministério da Saúde, alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, podendo comprometer o bom funcionamento do organismo, além de afetar a relação com família e amigos. Diante disso, é de extrema necessidade debater acerca da relevância da temática e da aplicabilidade da farmacologia no tratamento para indivíduos dependentes do álcool. OBJETIVOS: Relatar a experiência dos estudantes na promoção do conhecimento e na reflexão sobre a farmacologia da dependência alcoólica. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizada por acadêmicas de enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca do seminário, em agosto de 2021, referente à disciplina de Farmacologia Aplicada à Saúde. Foi solicitado pelos docentes que a turma se dividisse em duplas, responsáveis pela escolha do tema a ser debatido, onde a temática ficou voltada à farmacologia da dependência alcoólica. RESULTADOS: A pesquisa sobre a temática mostrou falta de dados atualizados sobre o alcoolismo, especialmente a nível nacional e estando a maior parte dos estudos realizados, concentrados nos anos de 1990 a 2013. Ademais, ainda é escassa, no Brasil, a lista de fármacos regularizados para o uso no tratamento da dependência alcoólica, sendo os principais dissulfiram e naltrexona. Diante disso, sabendo que o alcoolismo pode ocasionar grandes danos à saúde física, além de acentuar os sintomas da dependência, o uso de fármacos torna-se fundamental para amenizar esses efeitos. CONCLUSÃO: Sabendo que o alcoolismo é um grave problema de saúde pública, é de extrema relevância a atualização de dados e estudos acerca das medidas farmacológicas, a fim de propiciar melhor qualidade de vida para o indivíduo.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.