SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DE GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM
Resumo
Introdução: A Simulação Realística vem consolidando-se como uma ferramenta eficaz no processo de ensino/aprendizagem na área da saúde. Através de uma abordagem centralizada numa aproximação mais eficiente entre teoria e prática, a Simulação Realística oferece os subsídios para a formação de indivíduos mais críticos-reflexivos, proporcionando-os o desenvolvimento de autonomia para suas ações e escolhas profissionais. Objetivo: Relatar a experiência da realização de simulação realística sobre segurança do paciente na administração de medicamentos. Método: Relato de experiência acerca de simulação realística realizada em julho de 2021, por quatro alunos, como critério de avaliação da disciplina de Gerenciamento de Enfermagem, no departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. O roteiro do caso foi disponibilizado previamente, os integrantes do grupo se dividiram quanto aos personagens. Houve um período no cronograma destinado ao ensaio e posteriormente a simulação foi apresentada. Resultados: A simulação retratou uma situação de erro na administração de medicamentos, tendo por consequência o óbito do paciente, que havia dado entrada no hospital com cólica renal. Após a simulação, o grupo discutiu as competências gerenciais envolvidas no caso, sendo estas: comunicação, planejamento e organização, tomada de decisão e educação permanente; identificou o maior problema do caso: a administração de epinefrina ao invés de buscopan e expôs as estratégias para melhorar a conduta profissional evitando que a situação acontecesse novamente. Conclusão: Em suma, a simulação realística foi positiva para o aprendizado, proporcionando o desenvolvimento do raciocínio clínico e de habilidades e competências essenciais para a qualidade da assistência de Enfermagem.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.