USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM ATIVIDADES DE ENSINO REMOTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA .
Resumo
O uso de metodologias ativas apresenta inúmeras vantagens no processo de aprendizado, uma vez que, promovem diferentes experiências aos estudantes que passam a construir o conhecimento por meio de uma interação mais dinâmica, diferentemente das formas tradicionais de ensino. Nesse contexto, a plataforma Kahoot é uma importante ferramenta de aprendizado baseada em jogos, que pode ser acessada por um navegador de internet ou por aplicativos para smartphones. Diante da necessidade de capacitação e aprendizagem sobre temas relacionados a Imunologia básica, mesmo em tempos de distanciamento social, o projeto de extensão Imuno Ensina UFC buscou se reinventar e se adequar ao novo formato virtual para a realização de ações em escolas de ensino profissional, apropriando-se desse novo formato de aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência da utilização do aplicativo Kahoot como ferramenta de consolidação do conhecimento em uma atividade remota na Escola Estadual de Ensino Profissional Maria Dolores Alcântara e Silva localizada em Horizonte, região metropolitana de Fortaleza - CE. A atividade foi desenvolvida no dia 21 de maio de 2021 com estudantes do 3° ano do curso técnico em enfermagem por meio da plataforma Google Meet após a ministração de uma aula sobre Introdução à Imunologia. A estratégia contou com a participação de 20 estudantes. O Kahoot foi aplicado no formato de quiz contando com dez perguntas relacionadas ao conteúdo ministrado. Como resultado 75% dos estudantes acertaram metade ou mais da metade das respostas. Sendo que 12% dos participantes conseguirem atingir 100% no percentual de acertos. Dessa forma, foi observado um ótimo desempenho dos alunos, indicando uma consolidação do aprendizado sobre o assunto discutido na ação, sendo o Kahoot um instrumento facilitador no engajamento dos alunos na atividade proposta, permitindo a adaptação de metodologias de ensino ao formato remoto.Downloads
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XIV Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.